Página inicial > Cursos > SUPERIOR > Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo

Acessos: 3484

Arquitetos e Urbanistas são profissionais capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

O curso de Arquitetura e Urbanismo do IFBA Barreiras foi planejado com base no perfil de egresso que atue como um profissional histórico-crítico capaz de organizar e dirigir o conjunto de atividades relativas à Arquitetura e ao Urbanismo, incluindo: a) capacidade de elaboração de projetos, com soluções técnicas economicamente viáveis e culturalmente responsáveis; b) capacidade de absorver novas tecnologias e de visualizar, com criatividade, novas aplicações; c) capacidade de análise de problemas e síntese de soluções; d) desenvolvimento de liderança e de trabalho em equipes multidisciplinares; e) consciência da necessidade de contínua atualização profissional; f) capacidade de resolver problemas concretos, modelando situações reais, levando em conta os aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais.

Para tanto, esse perfil contempla conhecimentos multidisciplinares e vivências das pesquisas e rotinas ligadas à Arquitetura e ao Urbanismo, e de suas realidades locais e regionais. O profissional formado deve ser capaz de pesquisar, planejar, coordenar, controlar e avaliar as funções inerentes à sua área de atuação profissional.

Assim, com base em uma formação generalista, busca-se desenvolver e estimular a capacidade de atuação nas seguintes áreas:

• obra civil, integrando a concepção e a execução do projeto, a partir do conhecimento dos processos, materiais e técnicas construtivas e gerenciais relacionadas à construção de novas obras, ao apoio técnico à autoprodução arquitetônica, às reformas em ambientes existentes e à intervenção em edificações de interesse histórico, artístico e cultural;
  • planejamento local e regional, destacando-se a instrumentação e sensibilização crítica para a participação em equipes multidisciplinares voltadas à elaboração de políticas públicas e diretrizes urbanas para o desenvolvimento de pequenas e médias cidades, considerando-se a identificação e a preservação da paisagem cultural e natural, assim como o incentivo ao envolvimento das comunidades locais no processo de gestão urbana;
  • preservação e intervenção no patrimônio construído por meio de uma formação teórica, crítica, técnica, e prática, permitindo tanto a intervenção efêmera ou permanente quanto a participação nas instâncias de tomada de decisão acerca do patrimônio histórico, artístico e cultural.

Como diferencial, o curso de Arquitetura e Urbanismo do IFBA dá ênfase na formação do egresso com enfoque na sustentabilidade, observando os aspectos ambiental, social e econômico. De acordo com o Guia de Sustentabilidade na Arquitetura (2012), desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) a arquitetura sustentável busca soluções que atendam ao programa definido pelo cliente, às suas restrições orçamentárias, ao anseio dos usuários, às condições físicas e sociais locais, às tecnologias disponíveis, à legislação e à antevisão das necessidades durante a vida útil da edificação ou do espaço construído. Essas soluções devem atender a todos esses quesitos de modo racional, menos impactante aos meios social e ambiental, permitindo às futuras gerações que também usufruam de ambientes construídos de forma mais confortável e saudável, com uso responsável de recursos e menores consumos de energia, água e outros insumos.

Durante o desenvolvimento do projeto de arquitetura e urbanismo, essas premissas trazem ao profissional um crescimento de sua responsabilidade frente ao resultado final do trabalho, ou seja, à obra construída e habitada. Tal crescimento de importância gera uma transformação no processo de projeto, exigindo maior dedicação intelectual e absoluta integração entre os diferentes elos da cadeia produtiva.

Considerando as singularidades expostas acima asseguramos o caráter de sustentabilidade do perfil dos egressos, tendo em vista a formação de profissionais dotados de postura crítica, capacidade criativa, autonomia intelectual, consciência ética e responsabilidade social sustentável, entre outros.

DADOS DO CURSO

HABILITAÇÃO

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo

ENDEREÇO

Rua Gileno de Sá Oliveira, 271 - Recanto dos Pássaros, Barreiras - BA, 47808-006.

DESCRIÇÃO DO CURSO

O curso presencial habilitará os estudantes a atuarem como Arquitetos e Urbanistas, exercendo as atividades inerentes à profissão de acordo com Resolução CNE/CES n° 2/2010 do MEC e a Lei 12.378, que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil- CAU/BR, e regulamenta a profissão de Arquiteto e Urbanista.

DATA DE IMPLANTAÇÃO

REGIME ACADÊMICO